Parana
+31°C
 
PARTICIPE:
siga o EncontraPR no Facebook
siga o EncontraPr no twitter siga o EncontraPr no Google+
Follow Me on Pinterest
 
Bem vindo ao EncontraPR - Estado do Paraná
Capital Curitiba
10,5 milhões de habitantes
5º maior PIB do país.
Tem uma das 7 Maravilhas da Natureza:
As Cataratas do Iguaçu
 

 

Nasceu em 2008 o paranaense Encontra Paraná com a missão de ser o maior Guia de Bairros
e cidades do Paraná

Todos os bairros de Curitiba e cidades PR
“ aqui Paranaense Encontra ”

 


::MENU::    Início  |  Sobre Curitiba  |  Sobre Paraná  |  Bairros Curitiba  |  Cidades PR  |  Mapas PR  |  Hotéis PR  |  Pousadas PR


Cidades do Paraná

O Paraná surgiu como unidade administrativa em 1853 com duas cidades, sete vilas, seis freguesias e quatro capelas curadas, sendo o município mais antigo, Paranaguá, fundado em 1648, e o último desse período foi Araucária, criado em 1890. Com a Independência do Brasil as províncias foram organizadas em 1823 e nesse ano o território já pertencia à São Paulo. Durante todo o período republicano o estado passou de dezenove localidades para 399 municípios, sendo a quinta unidade de federação com o maior número de municípios e a segunda da Região Sul, atrás do Rio Grande do Sul e à frente de Santa Catarina.

Os municípios são agrupados pelo IBGE em mesorregiões e microrregiões. As dez mesorregiões do Paraná são: Centro Ocidental Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Norte Pioneiro Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense e Sudoeste Paranaense.

As mesorregiões se subdividem em microrregiões, que constituem um agrupamento de municípios limítrofes, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. O Paraná é dividido em 39 microrregiões: Apucarana, Assaí, Astorga, Campo Mourão, Capanema, Cascavel, Cerro Azul, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Faxinal, Floraí, Ibaiti, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ivaiporã, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Lapa, Londrina, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Pato Branco, Ponta Grossa, Porecatu, Prudentópolis, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo, União da Vitória, Umuarama e Wenceslau Braz.

O governo do Paraná divide o território estadual em regiões de gestão e planejamento, estabelecidas com o objetivo de centralizar a atividades das secretarias estaduais. Seus limites nem sempre coincidem com os das mesorregiões e microrregiões. As vinte e duas regiões administrativas do estado são: Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Jacarezinho, Londrina, Apucarana, Cianorte, Maringá, Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, União da Vitória, Irati, Toledo, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, e Pitanga.

Confira abaixo a lista de algumas cidades do Paraná

Guia PR na Região Metropolitana de Curitiba

A F

Almirante Tamandaré PR

Fazenda Rio Grande PR

Arapongas PR

P

Araucária PR

Pinhais PR

C S

Campo Largo PR

São José dos Pinhais PR

Colombo PR

 

Curitiba PR



Guia Paraná no Interior

A M

Apucarana PR

Maringá PR

C P

Cambé PR

Paranavaí PR

Campo Mourão PR

Pato Branco PR

Cascavel PR

Piraquara PR

Castro PR

Ponta Grossa PR

Cianorte PR

R
F

Rolândia PR

Francisco Beltrão PR

S

Foz do Iguaçu PR

Sarandi PR

G T

Guarapuava PR

Telêmaco Borba PR

I

Toledo PR

Irati PR

U
J

Umuarama PR

Jacarezinho

União da Vitória PR

L  

Londrina PR

 



Guia PR no Litoral de Paraná

Paranaguá PR

 

Foto Panorâmica PR - Foto Paraná

Street View Foz do Iguaçu Paraná

 

Para anunciar, ligue (11) 3731-5468 / 3445-1003 / 99706-8881 (Vivo)

e-mail:

PR = "Que o povo aspire e idolatre-o"