Parana
+31°C
 
PARTICIPE:
siga o EncontraPR no Facebook
siga o EncontraPr no twitter siga o EncontraPr no Google+
Follow Me on Pinterest
 
Bem vindo ao EncontraPR - Estado do Paraná
Capital Curitiba
10,5 milhões de habitantes
5º maior PIB do país.
Tem uma das 7 Maravilhas da Natureza:
As Cataratas do Iguaçu
 

 

Nasceu em 2008 o paranaense Encontra Paraná com a missão de ser o maior Guia de Bairros
e cidades do Paraná

Todos os bairros de Curitiba e cidades PR
“ aqui Paranaense Encontra ”

 


::MENU::    Início  |  Sobre Curitiba  |  Sobre Paraná  |  Bairros Curitiba  |  Cidades PR  |  Mapas PR  |  Hotéis PR  |  Pousadas







Cataratas do Iguaçu - Paraná

Sobre o estado do Paraná (PR)

O Paraná é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na região Sul do país e tem como limites São Paulo (a norte e leste), oceano Atlântico (leste), Santa Catarina (sul), Argentina (sudoeste), Paraguai (oeste) e Mato Grosso do Sul (noroeste). Ocupa uma área de 199.880 km², pouco maior que o Senegal.

Sua capital é Curitiba e outros importantes municípios são Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo, Pato Branco, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, São José dos Pinhais, Guarapuava, Paranaguá, Apucarana, Umuarama, Campo Mourão, Arapongas, além de outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba como Araucária, que possui o segundo PIB do estado.

O estado é historicamente conhecido por sua grande quantidade de pinheirais espalhados pela porção sul planáltica, onde o clima é semelhante ao dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, enquanto o resto do Brasil é tropical. A espécie predominante na vegetação é a Araucaria angustifolia. Os ramos dessa árvore aparecem na bandeira e no brasão, símbolos adotados em 1947. Atualmente, esse ecossistema encontra-se muito destruído devido à ocupação humana.

O nome do estado é derivado do rio que delimita a fronteira oeste de seu território, onde ficava o salto de Sete Quedas (hoje submerso pela represa da Usina Hidrelétrica de Itaipu) na divisa com Mato Grosso do Sul, já na Região Centro-Oeste, e com o Paraguai. O rio Paraná nasce da confluência dos rios Paranaíba e Grande, quase no extremo oeste de Minas Gerais.

Etimologia

O nome do estado é derivado do nome indígena dado ao rio em tupi: pa'ra = "mar" mais nã = "semelhante, parecido". Paraná é, portanto, "semelhante ao mar, rio grande, parecido com o mar"; naturalmente pelo seu tamanho. O potamônimo (potamônimo é um vocábulo que define um topónimo que tem origem num nome de um rio) passou a designar a região, que se tornou província autônoma em 1853 e estado em 1889. A pronúncia Paranã foi encontradiça até pouco tempo.

Os habitantes naturais do estado do Paraná são denominados paranaenses. Não existe o gentílico no feminino do plural nem do singular, portanto é neutro nas duas flexões gramaticais de gênero e número, por exemplo: "o paranaense e a paranaense; os paranaenses e as paranaenses".

História

No século XVI o Paraná, então em grande parte território da coroa Espanhola, foi colonizado primeiramente pelos Jesuitas. Em 1554, Domingo Martínez de Irala, Governador do Paraguai fez fundar Ontiveros, a uma légua do Salto das Sete Quedas. Mais tarde, a três léguas de Ontiveros, fundou a Ciudad Real del Guayrá, na confluência do Rio Piquiri. E em 1576, foi fundado à margem esquerda do rio Paraná, Vila Rica do Espírito Santo. Com três cidades e diversas "reduções" ou "pueblos" a região foi denominada com o status de "Provincia Real del Guaira". No século XVII os bandeirantes paulistas faziam incursões periódicas em seu vasto território, capturando-lhe os índios livres para escravizar-lhes. Já em 1629, os estabelecimentos dos Padres Jesuitas, com exceção de Loreto e Santo Inácio, estavam completamente devastados pelos bandeirantes paulistas e, em 1632, Vila Rica, último reduto espanhol capaz de oferecer resistência, foi sitiado e devastado por Antônio Raposo Tavares. Somente em 1820 o território ocidental do Paraná passou definitivamente a coroa portuguesa passando a integrar politicamente a província de São Paulo, sendo conhecida como "Comarca de Curitiba".

A história do Estado do Paraná é dividida nos seguintes períodos e marcos históricos:

-Primeiros tempos
-Ciclo das tropas
-Expansão da atividade pastoril
-Província do Paraná
-Crise na sociedade pastoril
-Colonização
-República
-Questões agrárias
-Revolução de 1930 e intervenção
-Progressos e problemas
-Estabilidade e desenvolvimento
-Mudança política
-Desenvolvimento econômico
-Produção agropecuária
-Polêmica dos transgênicos

Geografia

O estado do Paraná ocupa uma área de 199.880 km², estendendo-se do litoral ao interior, localiza-se a 51º00'00" de longitude oeste do Meridiano de Greenwich e a 24º00'00" de latitude sul da Linha do Equador e com fuso horário -3 horas em relação a hora mundial GMT. Três quartos de seu território ficam abaixo do Trópico de Capricórnio. No Brasil, o estado faz parte da região Sul, fazendo fronteiras com os estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e dois países: Paraguai e Argentina. É banhado pelo oceano Atlântico.

Seu relevo é dos mais expressivos: 52% do território ficam acima dos 600m e apenas 3% abaixo dos 300m. Paraná, Iguaçu, Ivaí, Tibagi, Paranapanema, Itararé e Piquiri são os rios mais importantes. Veja a lista de rios do Paraná. O clima é temperado.

O Estado brasileiro do Paraná está localizado na mesma latitude que o litoral sul do país africano da Namíbia, numa distância entre Matinhos (Brasil) e Lüderitz (Namíbia), por via marítima.

Relevo

Cerca de 52% do território do Paraná encontram-se acima de 600m e 89% acima de 300 metros; somente três por cento ficam abaixo de 200 metros. O quadro morfológico é dominado por superfícies planas dispostas a grande altitude, compondo planaltos que formam as serras do Mar e Geral. Cinco unidades de relevo sucedem-se de leste para oeste, na seguinte ordem: baixada litorânea, serra do Mar, planalto cristalino, planalto paleozóico e planalto basáltico.

Mapa Físico do Paraná
Mapa Físico do Paraná

A baixada litorânea forma uma faixa de terras baixas com cerca de vinte quilômetros de largura média. Compreende terrenos baixos e inundáveis (planícies aluviais e formações arenosas) e morros cristalinos com aproximadamente cinquenta metros de altura. Em sua porção setentrional, a baixada litorânea se fragmenta para dar lugar à baía de Paranaguá, cujo aspecto digitado resulta da penetração do mar através de antigos vales fluviais, isto é, da formação de rias.

Economia

A economia do estado se baseia na agricultura (cana-de-açúcar, milho, soja, trigo, café, tomate, mandioca), na indústria (agroindústria, indústria automobilística, papel e celulose) e no extrativismo vegetal (madeira e erva-mate).

Entre as atividades econômicas desenvolvidas no Paraná, destacam-se a agricultura e a pecuária, além de um setor industrial em franca expansão.

O Paraná dispõe de cerca de 261,2 mil quilômetros de rodovias. Além disso, o estado é cortado por importantes rodovias federais, como a BR-101 e a BR-116, com intenso tráfego de caminhões. A rede ferroviária no Paraná alcança aproximadamente 2.250 quilômetros.

Conjunto Pico do Paraná
Conjunto Pico do Paraná

Demografia

Indicadores sociais

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado do Paraná tem uma população de 10.439.601 habitantes. Em relação ao ano de 1991, quando a população era de 8.415.659, esses números mostram uma taxa de crescimento anual de 1,4%, inferior a do Brasil como um todo (1,6% para o ano de 2000). Ainda segundo o censo de 2000, o Paraná é o sexto estado mais populoso do Brasil e concentra 5,63% da população brasileira. Do total da população do estado, 4.826.038 habitantes são mulheres e 4.737.420 habitantes são homens. Para 2000, a estimativa é de 10.261.856 habitantes.

O censo de 2007 revelou que a população urbana do Paraná é hoje maior que a população rural. Cerca de 75,22% dos habitantes do estado moram nas cidades. A densidade demográfica estadual é de 52,37 hab/km².

Educação

De acordo com o PNUD do ano 2000 o melhor IDH-Educação do Paraná é 0,913, o oitavo melhor índice entre os estados brasileiros, perdendo para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, dentro da Região Sul do Brasil. É também o último dos estados com IDH com índice superior a 0,900. Dentre os municípios do estado, o melhor resultado foi de Curitiba com 0,946 e o pior foi Ortigueira com 0,687.

Resultados no ENEM
Ano Português Redação
2006
Média
38,07 (6º)
36,90
53,77 (3º)
52,08
2007
Média
53,65 (8º)
51,52
56,15 (9º)
55,99
2008
Média
43,50 (8º)
41,69
58,53 (13º)
59,35

 

 

 

 

 


Etnias

A população do Estado do Paraná é composta basicamente por brancos, negros e indígenas. No Brasil colonial, os colonizadores espanhóis foram os primeiros a iniciar o povoamento no território paranaense. Os portugueses e seus descendentes são a maioria da população do Estado. Existe também uma grande e diversificada população de descendentes de imigrantes, tais como italianos, alemães, poloneses, ucranianos, japoneses e árabes. Há também minorias de imigrantes neerlandeses, coreanos, chineses, búlgaros, russos, franceses, austríacos, chilenos, noruegueses, argentinos e muitos outros.

Raça Porcentagem
Brancos 77,24%
Pretos 2,84%
Pardos 18,25%
Amarelos 0,92%
Indígenas 0,33%
Fonte: PNAD

Cultura

Pontos turísticos

O Paraná é um dos estados que tem um grande número de parques nacionais, destacando-se o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional do Superagui. Foz do Iguaçu com cerca de 250 quedas-d’águas e 75 metros de altura, é conhecida internacionalmente. A Garganta do Diabo é uma das atrações do maior conjunto de cataratas do mundo. Além das visitas às atrações naturais, é um passeio bastante cotado conhecer a gigantesca hidroelétrica de Itaipú.

 

Índice

Outros estados


Dados

Gentílico:paranaense, tingui, "pé-vermelho"

Bandeira do Paraná
(Bandeira)

Brasão do Paraná
(Brasão)

Localização

Região Sul
Estados limítrofes: Mato Groso do Sul, São Paulo e Santa Catarina
Mesorregiões: 10
Microrregiões: 39
Municípios: 399

Capital

Curituba

Governo (2011 a 2014)

Governador Beto Richa (PSDB)
Vice-Governador Flávio Arns (PSDB)
Deputados Federais: 30
Deputados Estaduais: 54
Senadores:Álvaro Dias (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB)

Indicadores (2008)

Esper. de vida 74,4 anos (6º)
Mort. Infantil 17,9‰ nasc. (6º)
Analfabetismo 6,6% (7º)
IDH 0,820 (6º) - elevado - 2005

Características geográficas

Área 199 314,850 km² (15º)
População
10 439 601hab. (6º) (2010)
Densidade
52,38 hab./km² (12º)
Altitude
média de 367 metros
Clima
subtropical (cfa/cfb)
Fuso horário UTC-3

Economia (2007)

PIB R$161.582.000 mil (5º)
PIB per capita R$15.711,00 (7º)

Site do governo

www.pr.gov.br